Ilha Grande RJ – Worldmapping 2014

English

É, voltei pra falar sobre a oportunidade que tive em 2014 com o grupo Worldmapping.

Ilha Grande!!!

Chegamos na pousada, melhor dizendo na Ilha Grande, uma ilha do litoral brasileiro no oeste do estado do Rio de Janeiro, do município de Angra dos Reis.

Depois que conhecemos a pousada; deixamos as malas nos quartos e fomos logo aproveitar. Não é apenas de barco que você pode conhecer as belezas da Ilha Grande. Para quem curte fazer trilhas, a ilha também é um prato cheio!

Então fomos nós… Primeiro dia conhecemos uma cachoeira, na verdade não me lembro o nome, mas nossa tradutora tomou meu lugar e virou a nossa guia.

Era a sétima ou oitava vez que ela estava na Ilha e eu a primeira em 34 anos.

Na manhã seguinte estava tudo preparado para visitar a praia de Lopes Mendes.

Dica: O grupo que pretende visitar a praia de Lopes Mendes, considerada uma das mais bonitas da Ilha Grande, ainda vai ganhar de brinde uma passagem pela simpatica Praia das Palmas. Onde paramos com o barco.

Os caminhos por trilha ou barco tem que passar por ela, já que é o último porto de atracação antes de Lopes Mendes.

A trilha a partir da vila do Abraão, onde estava nossa pousada dura cerca de 1h30 até Palmas, e não apresenta muitas dificuldades além da subida inicial. No topo do morro, é possível ter uma bela vista da enseada do Abraão, praia do Abraaozinho e do continente, ao fundo.

Ao chegar em Palmas, o turista vai encontrar uma praia não muito grande e voltada para o lado do continente, com água calmas e quiosques, onde é possível comer alguma coisa ou desncasar antes de continuar a caminhada.

Depois de mais meia hora de caminhada, voce chega ao destino final.

Chegamos na praia de Lopes Mendes, ela tem aproximadamente três quilômetros de extensão e areias brancas e finas. O mar aberto é ideal para a prática do surf, mas a praia é rasa e a água é tão transparente, que conseguimos enxergar os próprios pés quando entramos no mar. Apesar de um pouco agitado e com muitas ondas

Ficamos por volta de 3 ou 4 horas na praia e antes de anoitecer tivemos que começar a caminhada de volta a Abraão.

2 horas andando… Lembro que todas as meninas foram valentes, mas uma me chamou a atenção. Myrthe, ela tinha uma força, determinação e me ensinou como respirar na trilha e fomos os primeiros a chegar na pousada.

Complexo da Penha – Grupo de Noruegueses

Primeira vez sozinhos…

INK – Futebol

Em Março de 2014 recebi um e-mail de confirmação para realizar uma visita com um grupo de Noruegueses no Complexo da Penha, onde temos um projeto de futebol na Vila Cruzeiro – Vacaria que envolvia alguns ex-soldados do tráfico.

Mas o “cara” que conhecia tudo e “fazia” tudo acontecer naturalmente, se chamava Nanko. Ele faleceu em fevereiro, um mês antes e foi uma barra pra todos! Mas continuando… Eu era o secretário dele… e o grupo já estava chegando no Brasil. Tudo organizado pelo holandês, passagens compradas, hospedagem, transportes, visitas nos projetos, etc.

Então, eu assumi a responsabilidade junto com meu amigo que mora lá. Ele está em pé com camisa branca. Ele faz parte também do projeto SNM (Soldados Nunca Mais). Ele realiza um trabalho de resgate de jovens em favelas dominadas pela facção C.V.

Então continuando… eu trabalhava no escritório e lá dentro o chefe era o Dr. Alberto Nicodemos, hoje, ex administrador e advogado do IBISS. Ele liberou eu fazer o tour. Na opinião dele, não fazia!!! achava perigoso… Entendo, tudo estava acontecendo com o IBISS, enfim, mas quem conhece a favela somos nós!

Na época eu não podia sair do escritório, Nanko não estava mais entre nós, então precisei muito da ajuda do Paulo Cesar, amigo de mais de 10 anos, oriundo de Vigario Geral, ex-soldado do tráfico e chamado de Tota pelos mais conhecidos. Ele começou a trabalhar com Nanko em 2003 primeiro que eu.

Fabio e Tota

Tota junto com alguns ex-soldados organizaram a pedido dos noruegueses um futebol amistoso com nossos meninos do projeto e alguns ex-soldados do trafico e um churrasco em sua casa para finalizar. Foi espetacular, incrível a vista da casa dele… Lá do alto conseguimos ver quase todo complexo e a igreja da Penha ao fundo.

Casa do Tota

Churrasco

Eles olhavam e perguntavam -como pode ter tantas casas assim juntas? Uma em cima das outras!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Muito obrigado a todos do grupo pela confiança e principalmente Deus.

Complexo da Penha – Esther Jacobs

IMG-20160113-WA0067

Nos últimos meses estabeleci uma meta em minha vida: quero estar rodeado de pessoas incríveis.

Pessoas incríveis, em minha concepção são aquelas com quem você pode conversar sobre absolutamente qualquer coisa, sem ter medo se vão ter assunto para as próximas horas.

Foi assim com Esther Jacob… Foi muito fácil e prazeroso reconhecer uma pessoa incrível como ela, pois as conversas com ela foram atemporais. Conversar 4 horas sem interrupções, andar de moto de Santa Tereza ao Complexo da Penha  e não ver o tempo passar. Porque o tempo simplesmente não existe quando se está com uma pessoa incrível.

Obrigado por todos conselhos!

IMG-20160113-WA0066

Essa foto foi clicada por ela do alto do morro da chatuba da Penha. Abaixo uma foto do campo onde trabalhamos com crianças entre 5 a 17 anos. Estou desde abril de 2014 sem emprego, fazendo qualquer tipo de trabalho e acima de tudo lutando por alguns jovens como um holandês lutou e mudou minha vida.

IMG-20160113-WA0068

Foto postada no instagram @estherjacobsnl

IMG-20151226-WA0028

Postagem no Facebook – Esther Jacobs

OMG! I have just been in the most dangerous favelas of Rio de Janeiro, guided and guarded by a former ‘soldado’ (drug dealer). I saw 10 year old kids parading in the streets with automatic weapons and guns. Lots of poverty and crime, but also very friendly people. Then we went on this harrowing motor ride through the narrowest of alleys. Fabio made me video it: I had no idea what was happening: http://www.youtube.com/watch?v=B8J4pfFTZzg A day full of impressions and information. If you are in Rio, do let Fabio take you on a tour. Such a good guy, trying so hard to help other kids get out of this life of drugs and gangs. Part of the proceeds go to the projects he supports: Inktour.WordPress.com

Maiores informações sobre ela www.estherjacobs.info

Complexo da Penha – Worldmapping 2014

O INKTour pode levar você e seus amigos em lugares incríveis.

E um desses lugares é a Igreja Nossa Senhora da Penha, localizada no bairro da Penha, zona norte da cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

Em 2014, conheci outro holandês chamado Arjan Helmantel e sua amiga Jetske van der Schaar através do Nanko (camisa branca) em uma reunião na própria casa dele… Mas quem é Nanko? Vocês vão saber mais um pouco sobre ele, sobre o trabalho dele, mas ele se foi, e agora o trabalho precisa continuar!

Então, na época fui convidado para trabalhar 15 dias com um grupo de jovens holandeses. Minha missão; localizar um hostel legal para ficar, organizar transporte, organizar visitas em alguns projetos da instituição na época e principalmente protege-los. Na verdade eu tive sorte… muita sorte. A organização deles me surpreendeu e me ensinou muito. Era tudo na planilha, tudo com horário marcado na folha, tudo correto.

Quando observei que iriamos visitar; Cristo redentor, Ilha grande, e outros lugares que ainda vou divulgar aqui no site pra vocês, fiquei doido! E detalhe, era só o começo de um belo trabalho e o melhor, eu estava sendo remunerado pra isso!!!

O dia de conhecer o complexo da Penha chegou, e esse dia foi incrível. Fizemos muita coisa, chegamos as 11hs e saímos as 19hs.

Chegamos na Penha, sentamos, bebemos, comemos alguma coisa enquanto Nanko e eu apresentava alguns moradores ao grupo que prestava bastante atenção em tudo que o Nanko falava antes de começar o tour. O que pode e o que não pode dentro da favela, sobre a pacificação da policia militar em 2010, sobre o projeto SNM e outras coisas. No começo o grupo ficou um pouco pensativo em ouvir e ver alguns jovens da mesma idade com dificuldades dentro de casa, exemplo; com a família, uns traficantes, uns usuários de drogas, e principalmente os ex-traficantes que hoje fazem parte do projeto e mesmo com dificuldade tentam mostrar que é possível sim viver ou continuar vivendo sem o dinheiro do tráfico. Depois como sempre eles fizeram varias perguntas com a ajuda da tradutora Natália Emmerick.

Tota ex-traficante

Depois chegou a hora mais desejada, o tour com mototaxistas passando pelo Vila Cruzeiro e outras favelas dentro do complexo da Penha, como: Chatuba, Sereno, Merendiba, 29 e outras.

Lá do alto da Chatuba temos uma visão privilegiada e interessante. Igreja da Penha ao fundo.

2627

Continuamos o tour de moto…

Chegando na Igreja da Penha…

Depois realizamos um jogo treino no projeto entre elas e as crianças. Adivinha quem ganhou? Não teve ganhador… todos ganharam, foi muito bom!

Ainda não acabou… voltamos andando para o bar.

Lembra que eu disse lá no inicio que nós voltamos para o hostel as 19hs? Então, ainda teve um churrasco com um intercambio de percussão pra finalizar um dos melhores tour na Penha.

Chegou a hora de voltar… no final todos muitos cansados e doidos para voltar para o hostel para descansar.

2014 foi um ano bom, conheci grandes pessoas, grandes corações e o Wordmapping e Mondo (organizações da Holada) foi essencial para meu crescimento mental e profissional e será inesquecível.

Agradeço muito ao Nanko por acreditar em mim e obrigado Arjan e Hans Derks pela confiança.

Maiores informacoes: fabioink2015@gmail.com

Complexo da Penha – Matheus e Camil

Nederlandse taal

Relembrando
o tour que fizemos juntos a 3 anos atrás no Complexo da Penha.

Conheci esses caras na Holanda, em 2010 em um intercâmbio. De lá pra cá, viraram meus amigos ou meus irmãos.

Chegando no Brasil, ou quer dizer na cidade maravilhosa Rio de Janeiro, fomos para Vila Cruzeiro, Zona norte. O tempo não estava bom. O céu estava com muitas nuvens e quase chovendo. Lá de cima eles ficaram impressionados com tantas casas e quando descemos da igreja da Penha e chegamos no campo do Ordem no Cruzeiro, começou a chover, mas como nosso país é o país do futebol, lá tinha crianças jogando bola.

-Dizem que é perigoso, mas lembro ainda que era bom jogar futebol… na chuva quando era criança. O tempo passa rápido…

Quando tive a oportunidade de viajar pela primeira e unica vez para fora do Rio eu fui direto tirando o passaporte e indo para Europa rsrs através do projeto que faço parte SNM e acabei conhecendo a área desses caras. Eles moram em Groningen, uma cidade da Holanda e agora eles conhecem a minha área também. A favela, o Rio de Janeiro!!!

Falo com eles pelas redes sociais… até hoje eu estou pra ir na casa deles novamente rsrsrs

Chegando aqui acabaram gostando e ficando por 4 dias na minha casa. Parecia um “big brother” minhas filhas se pudesse colocava eles no paredão no mesmo dia. Mas elas tinha motivo… Coloquei duas pessoas para dormir dentro de casa kkkk e o pior eles queriam andar de sunga de praia dentro de casa. Tive que explicar que na praia pode e dentro de casa ou dentro da favela não pode. Legal lembrar dessas coisas.

Obrigado pela visita!

Projeto INK Penha – Ajax FC

Nederlandse tall

Em 2013 tivemos a honra e sorte de receber a equipe completa do Ajax FC em nosso projeto de futebol que fica no Complexo da Penha, projeto que envolve alguns ex soldados do tráfico.

Através do falecido Nanko van Buuren, muitos puderam ver de perto alguns jogadores e ex-jogadores da elite do futebol mundial.

O Vasco se despediu do meia Pedrinho com vitória por 1×0. Pelo lado do Ajax, o técnico é o conhecido Frank de Boer, que defendeu a seleção holandesa por 14 anos e também jogou no Barcelona. Os atuais campeões holandeses ( na época) vieram para o Rio de Janeiro com o elenco principal e têm como principal destaque o meia Ryan Babel, que defendeu a seleção do seu país na África do Sul, em 2010.

AJAX: Kenneth Vermeer, Ricardo van Rhijn, Toby Alderweireld, Niklas Moisander e Daley Blind; Christian Eriksen, Christian Poulsen, Ryan Babel e Siem de Jong; Derk Boerrigter e Tobias Sana. Técnico: Frank De Boer

Nesta semana, além de elogiar Felipão e colocar a seleção brasileira como favorita ao título da Copa do Mundo de 2014, De Boer explicou que tenta impor ao Ajax um estilo de jogo similar ao do Barcelona, dominando os adversários.

Foi assim que todo o elenco pode ver os jovens da Vila Cruzeiro jogar um futebol alegre e ousado.

Obrigado pela visita e espero que voltem um dia… @AFCAjax @AFCAjax_EN @FrankRBoer

Teleférico – Complexo do Alemão com Ramona e seus amigos

O INKTour levando a lugares incríveis.

Vamos conhecer “ao vivo” uma das maiores favelas da América Latina?

IMG-20151103-WA0034

A partir da estação do morro do Adeus é que dá pra visualizar o chamado Complexo do Alemão. São *muitas* casas construídas uma ao lado da outra, com vários andares e sem uma ordem pré-estabelecida. Há momentos em que você chega a se perguntar “como o morador consegue chegar ali?”. Também é possível ver muitos carros de polícia e homens das forças armadas, principalmente perto das estações do teleférico.

Ao chegar na estação Adeus, as portas são abertas automaticamente enquanto a cabine se locomove lentamente dentro da estação, para que os passageiros possam entrar e sair. No nosso caso, continuamos dentro da cabine rumo à estação final, mas até lá ainda passamos por outras três estações: Baiana, Alemão e Itararé, para só então vir a estação Palmeiras, que é a final e de desembarque obrigatório.

Falando um pouco sobre esse tour… Através de Anne, conheci três jovens alemães em Ipanema e fomos fazer o tour. Era a primeira vez deles dentro da comunidade. E logo no Complexo do Alemão, legal! Eu gosto de mostrar isso porque só a violência é divulgada nos jornais e se espalham pela internet, etc. Na verdade existe muita coisa lá dentro mais importante que isso tudo. Enfim, fizemos o trajeto de vários trabalhadores que lá vivem e trabalham na zona sul do Rio de Janeiro. Pegamos o metrô, descemos na estação de Inhaúma, depois pegamos um ônibus para Bonsucesso e chegamos no teleférico. Eu imagino que não seja normal isso pra eles. Mas eles que escolheram, eles queriam sentir na pele todo nosso cotidiano. Tenho certeza que eles saíram com uma experiência única.

Uma coisa é certa, eles sempre ficam assustados com tantas casas juntas.

O Complexo do Alemão foi ocupado pela polícia militar em 2010 e é normal hoje avistar carros de polícia circulando pelo complexo.

IMG-20151103-WA0033

Estação de Bonsucesso

IMG_20151103_145048034IMG_20151103_142852074IMG_20151103_142856634

IMG-20151103-WA0035

Estação Palmeiras

Praia do Perigoso – Anne van den Ouwelant

English

O INKTour levando a lugares incríveis.
Quer conhecer uma das melhores vistas de nossa cidade? Venha conosco subir a trilha do Perigoso, em Barra de Guaratiba! O passeio é tranquilo, apenas o nome se chama ”Perigoso”.

IMG-20151114-WA0082

Para fugir do movimento e aproveitar um dia de paz à beira-mar, muitos cariocas estão indo a Praia do Perigoso, um refúgio selvagem localizado entre Grumari e Barra de Guaratiba em que só é possível chegar por trilha ou de barco.

No local, é possível aproveitar ainda outras belezas naturais, como a Pedra da Tartaruga, uma formação rochosa de 101 metros de altura com o formato do animal que é utilizada para a prática de rapel – e as outras quatro praias selvagens da região (Búzios, Meio, Funda e Inferno).

Capturar1

Trilha para a praia do Perigoso, com vista para o morro da tartaruga

Quem tiver vontade de conhecer o recanto natural, mas não tiver disposição para enfrentar a caminhada de 45 minutos também tem a opção de chegar ao local pelo mar.

IMG-20151114-WA0060

Praia do Canto

Na Praia do Canto há barqueiros que fazem o transporte.
O trajeto andando leva cerca de 45mn, conforme o ritmo do grupo. A trilha tem aproximadamente 1.5km de extensão.

Obrigado Anne van den Ouwelant pela oportunidade de levar você a um lugar único, lindo, perfeito e perdido no Rio de Janeiro. Foi uma viajem incrível, se fosse combinado não seria tão legal.

Nesse dia combinamos de sair cedo, mas não combinamos o lugar. Indiquei alguns points, como Pedra da Gávea, 2 irmãos, pedra do Telégrafo e praia do Perigoso. Ela escolheu Pedra do Telégrafo. Era o lugar mais longe, mas desgastante, mas ela quis, ela falou que queria passar o dia inteiro ao meu lado, então fomos e olha que ela estava chegando de Sao Paulo… Mas na verdade eu sabia o porque disso tudo… Ela queria saber como eu estava levando a vida, sem emprego, sem uma pessoa que me ajudou a mudar de vida e principalmente sem minha mãe… 2015 foi brabo!

Então, tomamos um café na padaria e subimos na moto para encarar 83km e cerca de 1:30h de moto até chegar.

Realmente uma aventura inesquecível!

Saímos de Bairro de Fátima, centro do RJ as 9:45am. Chegamos em Barra de Guaratiba as 11:10am. Começamos a subir a trilha, e subir, e andar… e quando chegamos na metade do caminho ela decidiu ir tomar banho de mar, estava calor. Falei que depois iríamos tirar essa tal foto que ela queria… Realmente o lugar é incrível, ainda vou falar aqui no site.

Então continuamos na trilha para a praia e ficamos até o final da tarde. Retornamos bem, e fui presenteado com uma parada no restaurante sushi as 8:00pm no Bairro de Fátima.

IMG-20151114-WA0084

Anne obrigado pela indicação do tour com os jovens Alemães.

2 Irmãos-Worldmapping 2014

O INKTour leva você também!

Quer conhecer uma vista magnífica e exclusiva de nossa cidade?

Então, vamos subir o Morro Dois Irmãos. O passeio é conduzido com toda segurança e tranquilidade. Todo o roteiro leva cerca de 3hs, ida e volta, conforme o ritmo do grupo. A trilha tem aproximadamente 1.5km de extensão. Do topo de seus 533 metros é possível avistar a Zona Sul da cidade, Leblon, Ipanema, Lagoa, Cristo, a Floresta da Tijuca, a Rocinha, o Vidigal, as Ilhas Cagarras, Niterói e a imensidão do Oceano Atlântico. Tudo isso em um panorama fabuloso de 360 graus.
Falando um pouco sobre esse tour…

Eu particularmente já gostaria muito morar no Vidigal, fiquei apaixonado pelo morro quando fui pra praia do Arpuador e vi pela primeira vez. Quando eu era criança eu falava para minha mae.
– Mãe porque a senhora não foi pro Vidigal e veio pro Chapadão?

Então, falar do Vidigal vai ser um pouco fácil.

Antes de levar o grupo no 2 irmãos, eu, Arjan e Jetske visitamos alguns hostel dentro do Vidigal alguns meses antes e gostamos de um, mas a vista de outro era melhor… fechamos negócio. Moramos no Vidigal por uma semana com uma das vistas mais bonitas de todo tour. Vou falar aqui no site sobre o hostel também.

O dia amanheceu, tomamos um cafe da manha oferecido pelo hostel e depois começamos a subir… subimos apé para conhecer melhor a comunidade. O hostel fica mais ou menos na metade do morro, mas ainda precisamos subir bastante antes de começar a trilha dos 2 irmãos. Hoje eu aconselho subir de moto-taxi e descer apé.

Trilha simples e tranquila. Eu estava com um grupo de meninas entre 15/18 anos e todas elas me surpreendam. Fizemos algumas paradas e começamos a trilha. Gostaria de lembrar que é só subida, mas no final vale a pena.

site 3

Trilha para os 2 Irmãos

Visão da praia de são conrado e pedra da Gávea

site 5

2 Irmaos com viWordmappingoa Rodrigues de Freitas e praias

site 6

Grupo Worldmapping

site 7

Mark Koenen-fotografo, Natália Emmerick-tradutora, Judith Jacobs-coordenadora, Els Boot-coordenadora e Fabio Rondinelle-Guia